Submissões

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Instruções para Autores

Normas e requisitos para manuscritos apresentados à Revista SAPIENTIAE 1. Os trabalhos devem versar sobre investigações interdisciplinares, podendo ser estudos teóricos ou empíricos de sectores/casos de ordem local, regional e internacional. Os autores devem garantir que os trabalhos apresentados sejam inéditos e não se encontrem em postulação em outras revistas científicas ou de outra natureza. Os autores devem fornecer seus dados pessoais e o link para seu ORCID no sistema no momento do registro. 2. Todos os trabalhos se submetem a uma avaliação inicial por parte do Editor e do Comité Editorial e, se forem aprovados na pré-avaliação, são distribuídos aos árbitros. Deste modo, ao Comité Editorial, reserva-se o direito de publicar os artigos que cumpram com os critérios de publicação, estabelecidos pela Revista. 3. Os trabalhos que superem a pré-avaliação serão arbitrados por especialistas (principalmente externos à instituição de publicação) na área de conhecimento, especificamente mediante o método de “duplo-cego”. As avaliações podem gerar quatro resultados: publicáveis sem modificações, com pequenas modificações, com modificações substanciais e não publicáveis. 4. Para serem publicados, os trabalhos devem obter duas avaliações positivas, mesmo quando se apresentem correcções. No caso de controvérsias e avaliações muito diferentes, uma terceira avaliação será submetida e a decisão final será do comitê editorial. 5. Depois da revisão pelos respectivos árbitros, comunica-se ao autor ou autores, a decisão de aceitação ou rejeição, assim como as correcções necessárias requeridas pelos árbitros, em caso de o trabalho ser aceite com esta condição. O prazo para os árbitros procederem a revisão dos trabalhos submetidos não deve exceder as 6 (seis) semanas. 6. Os trabalhos poderão ser apresentados em português, espanhol e inglês. O resumo deve estar, adicionalmente, traduzido em inglês, com uma extensão entre cem (100) a duzentas e cinquenta (250) palavras. Do mesmo modo, deve conter entre três (03) a cinco (05) palavras-chave para cada resumo, que também são traduzidas em inglês na página do abstract. O resumo deve conter: objectivo, autores relevantes, metodologia e considerações finais. 7. A extensão aceite para o trabalho será entre 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas, com a fonte 12p., transcritos a espaço 1,5 em uma só face. Excepcionalmente, poder-se-ão aceitar trabalhos de maior extensão em função da relevância e conteúdo dos mesmos. 8. A estrutura dos artigos deverá ser a seguinte: Para o conteúdo: primeiras três páginas (Resumo identificado, Resumo sem identificar para o caso do material anónimo) e abstract (sem identificar), Introdução, Corpo (que dependerá do tipo de investigação), Considerações Finais e Referências Bibliográficas. É importante colocar os títulos em negrito e alinhados à esquerda com o formato tipo título. Se existirem notas, colocar-se-ão no pé de página. Os símbolos matemáticos e fórmulas devem realizar-se com a respectiva função no editor de texto ou programa de suporte. Os gráficos, quadros e imagens devem ter o seu título e fonte, no caso de ser necessário devem apresentar-se em arquivos adicionais. O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular ou, ainda, no infinitivo (pessoal/impessoal) contar com adequada pontuação e sem erros ortográficos, conservando o equilíbrio na estrutura dos parágrafos. 9. As Referências Bibliográficas citadas no texto devem aparecer na lista de referências no final do trabalho (e vice-versa). Observe, cuidadosamente que todas as referências estejam assinaladas, que a grafia dos nomes dos autores corresponda e que as datas dadas no texto são as mesmas que estão nas Referências Bibliográficas. Evitar citações de fontes pouco confiáveis, sobretudo nos casos de Internet. As citações serão no formato tradicional: Sobrenome (ano, página) retirando o número de páginas para os casos de parafrasear ou uso da ideia. Em caso de serem documentos de organismos, cita-se o nome do organismo ou instituição (ano). Em caso de terem mais de dois autores, deve acrescentar-se a palavra et al antes do ano (só nas citações, pois nas Referências Bibliográficas deve aparecer completo). Se a citação é textual de mais de 40 (quarenta) palavras, deve separar-se em bloco a 1 (um) espaço com a sangria francesa / introdução de 05 (cinco) espaços entre a margem direita e a esquerda. 10. De igual forma, as Referências Bibliográficas devem ser escritas em ordem alfabética pelo sobrenome do (primeiro) autor e em sangria francesa. As referências múltiplas do mesmo autor (ou idêntico grupo de autores) ordenam-se por ano de publicação, se o ano de publicação também é o mesmo, diferencia-se escrevendo-o uma letra a, b, c, etcetera, depois do ano, formato que se usará de igual forma nas citações. 11.Deve-se seguir a norma APA, 7.ª Edição. NOTAS: » Se não aparece o nome do autor, deve-se começar a referência com o título do documento ou a instituição que o apoia. » Recomenda-se para escrever a direcção / o endereço (URL), especialmente se este é muito longo ou complicado, que se utilize a função de copiar no seu computador ou outro mediador. Quer dizer, copie a direcção / o endereço directamente do documento na Rede e, posteriormente, transfira-a com a função de “colar” para o seu documento. Desta forma, assegurar-se-á que a direcção / o endereço está livre de erros. » Todo o artigo externo à fonte editora deverá adaptar-se à presente norma. Abster-se de enviar artigos em formato de teses. Os resultados de teses poderão adaptar-se e transformar-se em artigos, mas não se admitirão documentos sem o seu devido tratamento e melhoria. » Este conjunto de normas poderá apresentar variações com o tempo, portanto, as mudanças que se realizem na mesma, serão publicadas em data harmonizada com a sua implementação. » Em caso de dúvidas adicionais na interpretação das normas, recomenda-se contactar o Editor ou o Comité Editorial, ou através do seguinte correio electrónico: revistasapientiae@gmail.com 12. Das Secções da Revista: ARTIGOS. Na secção de artigos publicar-se-ão: a. Artigos de investigação: Documento que apresenta, de maneira detalhada, os resultados originais de projectos de investigação, assim como, revisões /discussões teóricas inerentes a uma ou várias variáveis. b. Artigo de revisão: Documento de resultados de uma investigação onde se analisam, sistematizam e integram, os resultados de investigações publicadas ou não publicadas, com o fim de dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos cinquenta (50) referências. c. Relatos de casos: Documento que apresenta os resultados de um estudo de caso. Inclui uma revisão sistemática comentada da literatura sobre casos análogos. COMUNICAÇÕES Poder-se-ão incluir comunicações de congressos e conferências realizadas a nível nacional e internacional, desde que não tenham sido previamente publicadas em outros meios. As referidas comunicações devem ajustar-se as normas desta Revista. RESUMO DE LIVROS Poder-se-ão incluir, como anexos, resenhas / recensão críticas de textos, ou resumos de textos de acordo com a novidade dos mesmos e a importância nas diferentes áreas do saber. As mesmas não podem ser de mais de 05 (cinco) páginas. TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS Poder-se-ão incluir documentos de tradução que formem parte de projectos de investigação ou trabalhos de tradução dos autores cuja extensão varie de 10 (dez) a 15 (quinze) páginas. Os referidos documentos eleger-se-ão em função da relevância do tema. DOCUMENTOS VÁRIOS Pode incluir documentos como entrevistas, instrumentos de pesquisa e qualquer documento associado à prática de investigação que contribua como fonte de informação para estudantes e pesquisadores. NORMAS PDF ENGLISH ESPANHOL PORTUGUES FORMATO DE ARBITRAGEM DE ARTIGOS A PUBLICAR FORMATO

Condições para Submissão

Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

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A seção será apresentada todo mês de julho como um resumo anual cumulativo.

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