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O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Instruções para Autores

Normas e requisitos para manuscritos apresentados à Revista SAPIENTIAE

1. Os trabalhos devem versar sobre investigações interdisciplinares, podendo ser estudos teóricos ou empíricos de sectores/casos de ordem local, regional e internacional. Os autores devem garantir que os trabalhos apresentados sejam inéditos e não se encontrem em postulação em outras revistas científicas ou de outra natureza.

2. Todos os trabalhos se submetem a uma avaliação inicial por parte do Editor e do Comité Editorial e, se forem aprovados na pré-avaliação, são distribuídos aos árbitros. Deste modo, ao Comité Editorial, reserva-se o direito de publicar os artigos que cumpram com os critérios de publicação, estabelecidos pela Revista.

3. Os trabalhos que superem a pré-avaliação serão arbitrados por especialistas na área de conhecimento, especificamente mediante o método de “duplo-cego”.

4. Para serem publicados, os trabalhos devem obter duas avaliações positivas, mesmo quando se apresentem correcções.

5. Depois da revisão pelos respectivos árbitros, comunica-se ao autor ou autores, a decisão de aceitação ou rejeição, assim como as correcções necessárias requeridas pelos árbitros, em caso de o trabalho ser aceite com esta condição. O prazo para os árbitros procederem a revisão dos trabalhos submetidos não deve exceder as 6 (seis) semanas.

6. Os trabalhos poderão ser apresentados em português, espanhol e inglês. O resumo deve estar, adicionalmente, traduzido em inglês, com uma extensão entre cem (100) a duzentas e cinquenta (250) palavras. Do mesmo modo, deve conter entre três (03) a cinco (05) palavras-chave para cada resumo, que também são traduzidas em inglês na página do abstract. O resumo deve conter: objectivo, autores relevantes, metodologia e considerações finais.

7. A extensão aceite para o trabalho será entre 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas, com a fonte Arial 12p., transcritos a espaço 1,5 em uma só face, com as seguintes margens: esquerda quatro (4) centímetros, superior, inferior e direita três (3) centímetros. Excepcionalmente, poder-se-ão aceitar trabalhos de maior extensão em função da relevância e conteúdo dos mesmos.

8. A estrutura dos artigos deverá ser a seguinte: Para o conteúdo: primeiras três páginas (Resumo identificado, Resumo sem identificar (para o caso do material anónimo) e abstract (sem identificar), Introdução, Corpo (que dependerá do tipo de investigação), Considerações Finais e Referências Bibliográficas. É importante colocar os títulos em negrito e alinhados à esquerda com o formato tipo título. Se existirem notas, colocar-se-ão no pé de página. Os símbolos matemáticos e fórmulas devem realizar-se com a respectiva função no editor de texto ou programa de suporte. Os gráficos, quadros e imagens devem ter o seu título e fonte, no caso de ser necessário devem apresentar-se em arquivos adicionais. O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular ou, ainda, no infinitivo (pessoal/impessoal) contar com adequada pontuação e sem erros ortográficos, conservando o equilíbrio na estrutura dos parágrafos.

9. As Referências Bibliográficas citadas no texto devem aparecer na lista de referências no final do trabalho (e vice-versa). Observe, cuidadosamente que todas as referências estejam assinaladas, que a grafia dos nomes dos autores corresponda e que as datas dadas no texto são as mesmas que estão nas Referências Bibliográficas. Evitar citações de fontes pouco confiáveis, sobretudo nos casos de Internet. As citações serão no formato tradicional: Apelidos (ano, página) retirando o número de páginas para os casos de parafrasear ou uso da ideia. Em caso de serem documentos de organismos, cita-se o nome do organismo ou instituição (ano). Em caso de terem mais de dois autores, deve acrescentar-se a palavra et al antes do ano (só nas citações, pois nas Referências Bibliográficas deve aparecer completo). Se a citação é textual de mais de 40 (quarenta) palavras, deve separar-se em bloco a 1 (um) espaço com a sangria francesa / introdução de 05 (cinco) espaços entre a margem direita e a esquerda.

10. De igual forma, as Referências Bibliográficas devem ser escritas em ordem alfabética pelo apelido do (primeiro) autor e em sangria francesa. As referências múltiplas do mesmo autor (ou idêntico grupo de autores) ordenam-se por ano de publicação, se o ano de publicação também é o mesmo, diferencia-se escrevendo-o uma letra a, b, c, etcetera, depois do ano, formato que se usará de igual forma nas citações.

11.Para referenciar diferentes tipos de documentos, deve-se seguir a seguinte ordem:

LIVROS: Apelidos, Nomes. Ano de publicação entre parênteses. Título do livro em negrito e o número de edição entre parênteses, se for necessário, editora e país de publicação. Exemplo: Gungula, Eurico Wongo (2015). Gungula, Eurico Wongo (2015). Proceso de Formación Interpretativa en la Matemática Superior (primera edición). Editorial Académica Española. España. No caso de se tratar de capítulo de um livro ou parte de uma compilação: Apelidos, Nomes. Ano de publicação entre parêntesis. Título do capítulo. Em Apelidos e nomes de autores/compiladores. Título do livro ou compilação em negrito. Editorial. País.
REVISTAS PERIÓDICAS: Apelidos, Nomes. Ano entre parênteses. Título. Nome da revista em negrito. Volume, número, país e páginas do artigo (pp. XX-XX). Exemplo: Gungula, Eurico Wongo; Faustino Arnaldo; Ugartemendia, Eglys Perez (2013). O contexto angolano de formação matemática: Um problema que se arrasta a partir da base. Revista Avaliação da Educação Superior. Volume 18, No. 2. Brasil (Pp. 487-499).
COMUNICAÇÕES PESSOAIS, ENTREVISTAS, RESULTADOS NÃO PUBLICADOS: Segue-se o mesmo formato de Apelidos, Nomes. Ano entre parênteses. Assinala-se se é comunicação pessoal, entrevista ou resultados não publicados e acrescenta-se a instituição (se for necessário), cidade e país. Exemplo: Artigas, Wileidys (2009). Entrevista Pessoal. Maracaibo, Venezuela.
COMUNICAÇÕES REALIZADAS: Apelidos, nome. Ano entre parênteses. Título da apresentação. Nome do Evento e instituição organizadora em negrito. Cidade e país. Exemplo: Buza, Alfredo Gabriel; Alberto, Guilhermina (2012). Possibilidades de Cooperação Institucional e Transferência de Conhecimento no Âmbito da Pós-Graduação em Angola. XXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa - AULP. Maputo, Moçambique.
INTERNET: Apelidos, nomes ou instituição. Ano entre parênteses. Título do documento consultado. Página Web de onde foi extraído e data da consulta. Exemplo: Varela, Bartolomeu (2015). O Ensino Superior em África: potencialidades, desafios e perspetivas. Universidade de Cabo Verde. Extraido de https://bartvarela.files.wordpress.com/2015/10/ensino-superior-em-c3a1frica_out-2015.pdf. Consulta: 16/02/2017.
LEIS, REGULAMENTOS E DOCUMENTOS LEGAIS: Organismo promulgador. Ano entre parênteses. Título. País. Exemplo: Assembleia Nacional. (2016). Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, Lei n.º17/16, de 7 de Outubro. Angola.
TESE: Apelidos, Nome. Ano entre parênteses. Título da tese em negrito. Título obtido. Universidade. País. Exemplo: Mendes, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues (2013). Avaliação da Qualidade e Educação Superior em Angola: o caso da Universidade Agostinho Neto. Tese de Doutoramento. Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade de Organização e Administração Escolar. Universidade do Minho. Portugal.

NOTAS:
» Se não aparece o nome do autor, deve-se começar a referência com o título do documento ou a instituição que o apoia.
» Recomenda-se para escrever a direcção / o endereço (URL), especialmente se este é muito longo ou complicado, que se utilize a função de copiar no seu computador ou outro mediador. Quer dizer, copie a direcção / o endereço directamente do documento na Rede e, posteriormente, transfira-a com a função de “colar” para o seu documento. Desta forma, assegurar-se-á que a direcção / o endereço está livre de erros.
» Todo o artigo externo à fonte editora deverá adaptar-se à presente norma. Abster-se de enviar artigos em formato de teses. Os resultados de teses poderão adaptar-se e transformar-se em artigos, mas não se admitirão documentos sem o seu devido tratamento e melhoria.
» Este conjunto de normas poderá apresentar variações com o tempo, portanto, as mudanças que se realizem na mesma, serão publicadas em data harmonizada com a sua implementação.
» Em caso de dúvidas adicionais na interpretação das normas, recomenda-se contactar o Editor ou o Comité Editorial, ou através do seguinte correio electrónico: revistasapientiae@gmail.com

12. Das Secções da Revista:
ARTIGOS.
Na secção de artigos publicar-se-ão:
a. Artigos de investigação: Documento que apresenta, de maneira detalhada, os resultados originais de projectos de investigação, assim como, revisões /discussões teóricas inerentes a uma ou várias variáveis.
b. Artigo de revisão: Documento de resultados de uma investigação onde se analisam, sistematizam e integram, os resultados de investigações publicadas ou não publicadas, com o fim de dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Caracteriza-se por apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos cinquenta (50) referências.
c. Relatos de casos: Documento que apresenta os resultados de um estudo de caso. Inclui uma revisão sistemática comentada da literatura sobre casos análogos.

COMUNICAÇÕES
Poder-se-ão incluir comunicações de congressos e conferências realizadas a nível nacional e internacional, desde que não tenham sido previamente publicadas em outros meios. As referidas comunicações devem ajustar-se as normas desta Revista.

RESUMO DE LIVROS
Poder-se-ão incluir, como anexos, resenhas / recensão críticas de textos, ou resumos de textos de acordo com a novidade dos mesmos e a importância nas diferentes áreas do saber. As mesmas não podem ser de mais de 05 (cinco) páginas.

TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS
Poder-se-ão incluir documentos de tradução que formem parte de projectos de investigação ou trabalhos de tradução dos autores cuja extensão varie de 10 (dez) a 15 (quinze) páginas. Os referidos documentos eleger-se-ão em função da relevância do tema.

Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
Files for submission are in Microsoft Word, OpenOffice or RTF format (provided they do not exceed 2MB)
3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
6. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

NORMAS PDF

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FORMATO DE ARBITRAGEM DE ARTIGOS A PUBLICAR

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

O conteúdo das publicações é responsabilidade absoluta dos autores e não da Universidade Óscar Ribas, nem da revista SAPIENTIAE. A revista permite aos autores manterem o direito de autor sobre os artigos e documentos publicados, sob Creative Commons Reconocimiento -No Comercial-Compartir Igual 4.0 Internacional License.

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