Decisão de compra e merchandising em supermercados de Cuenca – Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae92.05

Palavras-chave:

Competência de gestão, Preparação para a mudança, Implementação da mudança, Avaliação da mudança, Qualidades de liderança para a mudança

Resumo

Este artigo de investigação examinou a competência de gestão dos gestores dos cuidados de saúde primários na viabilização e gestão da mudança. O estudo foi realizado na Tanzânia tendo utilizado uma abordagem de investigação transversal. Foi utilizado um método de amostragem por censo para recolher dados de cento e dois gestores de cuidados de saúde. A análise dos dados recolhidos foi efetuada com recurso a soluções de produtos e serviços estatísticos SPSS versão 25. Os resultados demonstram que, relativamente aos indicadores dos constructos, preparação para a mudança, implementação da mudança, avaliação da mudança e qualidades de liderança na orientação da mudança, respetivamente, (73,53%), (65,69%) e (76,47%) dos gestores de saúde são competentes e (26,47%), (34,31%) e (23,53%) são menos competentes. O estudo conclui que os gestores dos cuidados de saúde primários na Tanzânia revelaram níveis de competência e práticas menos competentes na facilitação e gestão da mudança.

Referências

Avanzi, D., Guissoni, L. A., Rodrigues, J. M., & D’Andrea, R. (2020). Uso de vieses cognitivas em ativações de merchandising e o efeito nas vendas nos supermercados. Revista de Administração de Empresas, 60, 262-272. https://doi.org/10.1590/S0034-759020200403

Bedolla, D., Caballero, A., Rodríguez, L., Morales, N., Martínez, G., y Mercado, L. (2014). Diseño, Experiencia, Usuario. /http://ilitia.cua.uam.mx:8080/jspui/handle/123456789/585

Borja, R. P. (2021). Merchandising: Teoría, práctica y estrategia: Business Marketing School Editorial. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=tdkZEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA417&dq=Borja,+R.+P.+(2009).+Merchandising.+Teor%C3%ADa,+pr%C3%A1ctica+y+estrategia&ots=a2KmAoFIXE&sig=RIufOrpjxBmTdnTJaIaSOhHRUS8#v=onepage&q&f=false

Braidot, N. (2006). Neuromarketing: neuroeconomía y negocios. Puerto Norte Sur.

Brierley, G. L. (2017). Subconscious Marketing Techniques: The implications for consumer regulations and the marketing profession [Doctoral dissertation, Cardiff Metropolitan University]. https://doi.org/10.25401/cardiffmet.20261154.v1

Cárdenas, y Gutiérrez, G. (2019). El neuromarketing, como herramienta efectiva para la educación en las ventas y la publicidad. Revista Latina de Comunicación Social, 74, 1173- 1189. https://doi.org/10.4185/RLCS-2019-1377

Cevallos, A., Baquero, C., Lema, L., y Vera, N. (2018). Psicología del consumidor. Ediciones Grupo Compás. https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=Borja%2C+R.+P.+%282009%29.+Merchandising.+Teor%C3%ADa%2C+pr%C3%A1ctica+y+estrategia&btnG=

Domínguez, C., y Vásquez, K. (2018). El merchandising visual y el comportamiento de compra del consumidor. [Tesis de Licenciatura Universidad Peruana Unión]. https://repositorio.upeu.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12840/2024/Cesar_Tesis_Licenciatura_2019.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Forero, J. (1978). La psicología del consumidor. Revista Latinoamericana de psicología, 10(1), 83- 92. https://www.redalyc.org/pdf/805/80511108.pdf

Franjković, J., Botkuljak, M., y Dujak, D. (2022). The Influence of Key Factors of Visual Merchandising on Impulsive Buying. Log Forum, 18(3), 297-307. https://doi.org/10.172270/J.LOG.2022.732

Hafez, M. (2019). Neuromarketing: A New Avatar in Branding and Advertisement. Pacific Business Review International, 12(4), 58-64.

Hernández Sampieri, R. (2014). Metodología de la investigación. Mc Graw Hill Education.

Jiménez, G., Bellido, E., y López, Á. (2019). sensory marketing: the concept, its techniques and its application at the point of sale. Vivat Academia (148), 121-147. https://doi.org/10.15178/va.2019.148.121-147

Jove, M. F., & López, A. G. (2022). Análisis de los principales factores que influyen en el comportamiento del consumidor joven, respecto a la decisión de compra de prendas de vestir en la ciudad de Arequipa-2021.

López, M., y Rojas, D. (2009). Comportamiento del consumidor. México: Trillas.

Maslow, A. (1991). Motivación y personalidad. Ediciones Diaz de Santos. https://batalloso.com/wp-content/uploads/2021/09/Maslow-Abraham-Motivacion-Y-Personalidad.pdf

Mercado, K. E., Pérez, C. B., Castro, L. A., & Macías, A. (2019). Estudio Cualitativo sobre el Comportamiento del Consumidor en las Compras en Línea. Información tecnológica, 30(1), 109-120.

Morales, A. (2008). Investigación cualitativa y psicológica del consumidor: alternativas de aplicación. Avances en Psicología latinoamericana, 26 (2), 290 - 303. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=79926213

Nájera Zayas, J. (Julio de 2016). Decisiones Sobre El Merchandising. [Tesis de grado en Administración. Universidad de Jaén].

Naranjo, P. (2015). Introducción al neuromarketing. ACADEMO Revista de investigación en ciencias sociales y humanidades, 2(2). https://revistacientifica.uamericana.edu.py/index.php/academo/article/view/24/22

Nurtanto, E., Rusilawati, E., Anis, M., y Hamzah, Z. (2022). The Effect of Retailing Mix on Costumer Purchase Decision. International Journal of Economics Development Research, 3(1), 71- 83. https://doi.org/10.37385/ijedr.v3i1.417

Parada, O., Delgado, C., y Santillán, C. (2016). Analysis of the offer and merchandising in commercial smes. Revistas Espoch, 137-145. http://revistas.espoch.edu.ec/index.php/mktdescubre/article/view/120/124

Pérez, y González. (2017). Técnicas básicas de merchandising. Ediciones Paraninfo. SA.

Pluta-Olearnik, M., & Szulga, P. (2022). The Importance of Emotions in Consumer Purchase Decisions—A Neuromarketing Approach. Marketing of Scientific and Research Organizations, 44(2), 87-104. https://doi.org/10.2478/minib-2022-0010

Requena, y Arteaga, R. (2005). El Neuromarketing. Una visión diferente para entender al cliente. Perspectivas, 8 (2), 83-97. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=425942412007

Rodríguez, D., y Rebadán, B. (2013). Proceso de decisión del consumidor: Factores explicativos del visionado de películas en sala de cine de los jóvenes universitarios españoles. [Tesis Doctoral. Universidad Internacional de Cataluña]. https://www.tesisenred.net/bitstream/handle/10803/146251/David_Rodriguez_Rabad%C3%A1n%20Benito.pdf

Sharma, D., & Nama, D. K. (2022). Demystifying the Role of Neuromarketing in Creating Value for the Marketers. In Developing Relationships, Personalization, and Data Herald in Marketing 5.0 (pp. 109-129). IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-4496-2.ch007

Siro, I., Kápolna, E., Kápolna, B., & Lugasi, A. (2008). Functional food. Product development, marketing and consumer acceptance—A review. Appetite, 51(3), 456-467. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.appet.2008.05.060

Sparacino, A., Merlín, V., Blanc, S., Borra, D., y Massaglia, E. (2022). A Choice Experiment Model for Honey Attributes: Italian Consumer Preferences and Socio-Demographic Profiles. Nutrients, 4797(14), 1- 11. https://dx.doi.org/10.3390/nu14224797

Salas, A. (1987). Merchandising Alta Dirección. http://www.marketeando.com/2009/10/definicion-merchandising.

Wu, K. (2022). Research on the influence of consumer psychology on the protection of trademark law. Psychiatria Danubina, 34, 5944-5950..

Wu, W., y Yin, B. (2019). Personalized recommendation algorithm based on consumer psychology of local group purchase e-commerce users. Journal of Intelligent & Fuzzy Systems, 37(5), 1-9. https://doi.org/10.3233/JIFS-179179

Publicado

2024-01-19