A apropriação social das TIC nos movimentos sociais: o caso de #SOSCOLOMBIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae72.08

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Redes Sociais, Activismo, Ciber-espaço, Apropriação Social das TIC.

Resumo

O objectivo do artigo foi "analisar a apropriação social das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no movimento social #SOSCOLOMBIA". Trata-se de uma investigação com um desenho transeccional-descriptivo, em que se captaram conversações de pessoas no ciber-espaço em torno ao hashtag #SOSCOLOMBIA. Utilizou-se a investigação quantitativa para extrair dados sobre o uso das redes dos que participaram nas conversações. Utilizou-se a minaría de dados, também conhecida como técnica não invasiva, para capturar as conversações desde o dia 2 de Abril até a odia 1 de Julho de 2021. Conclui-se que os activistas superaram o nível do simples acesso-uso e alcançam o nível de empoderamento, visto que os activistas foram capazes de transformar a sua realidade social, graças a apropriação social das TIC, para o desenvolvimento. Trata-se, então, de pôr em prática as capacidades relacionadas com as TIC, tanto a nível individual, como colectivo.

Biografias do Autor

  • Ángel Emiro Páez Moreno
    Social Communication Deparment Universidad de Boyacá, Tunja, Colombia
  • Felipe Anderson Ríos Incio
    Social Communication Deparment Universidad César Vallejo, Trujillo, Perú
  • Luz Mayerly Pardo Lozada
    Social Communication Deparment Corporación Universitaria Minuto de Dios, Bogotá, Colombia.

Referências

Affde (2021) ¿Cuántos seguidores necesitas para ser un influencer? https://www.affde.com/es/how-many-followers-do-you-need-to-be-an-influencer.html

Sajid Amita; Lumbini Baruaa; Abdulla -Al Kafy (2021). Countering violent extremism using social media and preventing implementable strategies for Bangladesh. Heliyon, 7, e07121. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e07121

Brandwatch (2015). Entendiendo el análisis de sentimiento: qué es y para qué se usa. https://www.brandwatch.com/es/blog/analisis-de-sentimiento/

Cardon, Dominique (2005). La innovación por el uso. EN: Palabras en Juego: Enfoques Multiculturales sobre las Sociedades de la Información. Compiled by: Ambrosi, A.; Peugeot, V y Pimienta, D. C & F Éditions. Francia.

Carroll, Jennie (2004). Completing design in use: closing the appropriation cycle. Proceedings of the 12th European Conference on Information Systems (ECIS 2004), Turku, Finland. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1031&context=ecis2004

Carroll, Jennie; Howard, Steve; Vetere, Frank; Peck, Jane; and Murphy, John (2001). Identity, Power And Fragmentation in Cyberspace: Technology Appropriation by Young People. ACIS 2001 Proceedings. 6. https://aisel.aisnet.org/acis2001/6

Castells, Manuel (2012). Redes de indignación y esperanza. Los movimientos sociales en la era de internet. Alianza Editorial. España.

Chantal, India (2021) ¿Cuál es un buen ratio de engagement en redes sociales? https://www.cyberclick.es/numerical-blog/cual-es-un-buen-ratio-de-engagement-en-redes-sociales

CLACSO (2021). S.O.S COLOMBIA. Llamado urgente a los organismos de DDHH ante la brutal represión policial. https://www.clacso.org/declaracion-s-o-s-colombia/

Ebru, Enginkaya; Hakan, Yılmaz (2014). What Drives Consumers to Interact with Brands through Social Media? A Motivation Scale Development Study, Procedia - Social and Behavioral Sciences, Volume 148 (Pp. 219-226), https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.07.037.

Feenberg, Andrew (1995). Alternative Modernity: The Technical Turn in Philosophy and Social Theory. Los Angeles: University of California Press.

Fosch-Villaronga, E.; Poulsen, A.; Søraa, R.; Custers, B. (2021). A little bird told me your gender: Gender inferences in social media. Information Processing and Management 58, 102541. https://doi.org/10.1016/j.ipm.2021.102541

Funredes (2005). Respuesta de FUNREDES a la consulta pública del INDOTEL sobre: ¿Cómo integrar una Estrategia Nacional para la Sociedad de la Información con la estrategia nacional para el desarrollo? https://www.cepal.org/es/publicaciones/4087-estrategias-nacionales-la-sociedad-la-informacion-america-latina-caribe

García, Silvia; Santiago, Marco (2009). Tecnologías de comunicación e información y la Participación Democrática en Venezuela. http://www.scribd.com/doc/17549865/TIC-y-Participacion-Democratica-en-Venezuela

LAVERBENALAB (2016) ¿Qué es el engagement en las redes sociales? https://laverbenalab.com/que-es-el-engagement-en-redes-sociales/

Páez, Ángel; Solano, Carlos (2021). Tendencias en la opinión pública en torno al hashtag #Coronavirus. Question/Cuestión, 3(68), e533. https://perio.unlp.edu.ar/ojs/index.php/question/article/view/6666

Páez, Ángel; Morillo, Ángel; Neüman, María (2019). Indicadores para medir apropiación social de las TIC desde el pensamiento decolonial. Razón y Palabra, 22 (103), Mexico (Pp. 321–352). https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/1314

Páez, Ángel.; Barredo, Daniel; Páez, Ana; Palomo, Bella (2015). La apropiación de las redes sociales en los periodistas venezolanos: un diagnóstico. Opción, vol. 31-78, Venezuela (pp.157-183). https://produccioncientificaluz.org/index.php/opcion/article/view/20620

Ribeyro, Melgar (2021). Interactividad en redes sociales, co-creación de valor y la fidelización en la categoría de bebidas gasificadas en jóvenes entre 18 a 24 años en Lima Moderna. Research work to qualify for the bachelor's degree in Communication and Marketing. Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. http://hdl.handle.net/10757/652779

Weismayer, Christian; Gunter, Ulrich; Önder, Irem (2021). Temporal variability of emotions in social media posts. Technological Forecasting and Social Change, Volume 167, (120699). https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.120699

Kalman, Yoram (n.d.). Unobtrusive Methods for Social Science Research. https://slideplayer.com/slide/6090651/

Downloads

Publicado

2022-01-16