Matematicas aplicadas em cenários de crise (Covid-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae62.08

Palavras-chave:

COVID-19, matemáticas aplicadas, cenário educativo, economia.

Resumo

As matemáticas aplicadas formam parte da formação universitária na graduação e pós-graduação. Desde esta perspectiva, neste ensaio se fará o uso das matemáticas aplicadas com objectivo de estudar os efeitos psicológicos, económicos e educativos sobre a população num cenário de crise como a COVID-19. As teorias matemáticas desenvolvidas neste ensaio são: Teoria do Caos, Cadeias de Markov e Teoria de Nash. A COVID-19 proliferou pelo mundo, afetando populações e países, sem distinção de raça, posição económica, política ou sociocultural. O impacto que a COVID-19 causou a população mundial se pode medir, a médio e longo prazo, através de mudanças no comportamento psicológico e nos hábitos sociais, de saúde, económicos e educativos. Este impacto deixará profundas marcas e dilemas morais tais como: que áreas devem ser priorizadas e qual será o esforço político dirigido a cada uma delas.

Publicado

2021-01-15

Edição

Secção

Tradução de documentos