Análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes de ensino superior

Autores

  • Carla Olivia Lima Sousa

Palavras-chave:

Epistemológico • Estratégias de aprendizagem • Processo ensino-aprendizagem

Resumo

A presente análise epistemológica sobre estratégias de aprendizagem que favorecem o processo de ensino-aprendizagem nos estudantes do ensino superior tem como objectivo principal toda a concepção educativa universitária, as mudanças verificadas nos últimos tempos, perante uma época significativa de desenvolvimento da ciência e das tecnologias. O conceito de educação na sua definição, a aprendizagem e o conhecimento deixaram de ser o objectivo principal da formação superior, tem sido importante aprender-se a conhecer, que adquirir conhecimentos é um processo complexo, de metodologias e pedagogias associadas ao ensino, à psicologia e a todas às mudanças acompanhadas de transformações equivalentes e aplicáveis no ensino superior. Os métodos de ensino são as formas através das quais os professores trabalharão acções estratégicas e procedimentos, com o sentido de organizar actividades com a finalidade de que os estudantes possam atingir os objectivos em relação a um conteúdo específico, tendo como resultado a fixação dos conhecimentos, bem como o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos. Portanto as estratégias de ensino são os componentes fundamentais do método, onde há um planeamento e uma definição de um plano de trabalho.

Referências

Cook, L. K., Maeer, R. E. (1983). “Reading strategy training for meaningful learning from prose”. En M. Pressley & J. Levin (Eds). Cognitive Strategy training. New York: Springer-Verlag.

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro. Madrid. Santillana. Ediciones UNESCO.

Dansereau, D. F. (1985). “Learning Strategies Research”. En J. W. Segal, S. F. Chipman y R. Glaser (Eds.) Thinking and learning skills. Vol. I. Relating instruction to research. Hillsdale, N.J.: LEA.

Donolo, D., Chiecher, A. y Rinaudo, M. C. (2004). Estudiantes en entornos tradicionais y a distancia. Perfiles motivacionales y precepciones del contexto. RED, Revista de Educación a distancia, 10. httt://www.um.es/ead/red/10/chiecher.pdf

Munhoz, A. M. H. (2004). Uma análise multidimensional da relação entre inteligência e desempenho acadêmico em universitários ingressantes. Tese de doutorado (Universidade estadual de Campinas). SP.

Nisbet, J. e Schucksmith, J. (1987). Estrategias de Aprendizaje. Santillana/Aula XXI. Madrid.

Ontoria, R., Gómez, J. e Molina, A. (2005). Potencia la capacidad de aprender a aprender. Lima. Alfoamega.

Rinaudo, M. C., Chiecher, A. y Donolo, D. (2003). Precepcion del contexto, participación y rendimento académico en alummos universitários. Revista Irice, 17,99-110.

Román, J. M. y Gallego, S. (1994). Escala de Estrategias de Aprendizaje, ACRA, Madrid: TEA Ediciones.

Downloads

Publicado

2017-05-15