Conferência sobre Ciência Aberta na CPLP

2024-05-12

A Ciência Aberta representa uma nova abordagem ao processo científico baseada no trabalho colaborativo, na partilha e difusão do conhecimento através do uso de tecnologias digitais. A Ciência Aberta é mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados e publicações, é a abertura do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. A implementação de uma prática de Ciência Aberta é também geradora de múltiplas oportunidades de inovação. Permite impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas.

O projeto «Repositório Científico da CPLP / Portal de Acesso Aberto da CPLP» foi criado no âmbito da operacionalização do Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP e visa promover a ciência aberta na vertente de acesso aberto. Uma das linhas de ação deste projeto está focada na capacitação prevendo a realização de eventos presenciais.

A primeira Conferência sobre Ciência Aberta promovida pela CPLP decorrerá no dia 12 de junho na Universidade Óscar Ribas em Luanda, Angola. Este evento é dedicado à Ciência Aberta, à Gestão de Ciência e à partilha de informação e experiências nestas áreas. Dentro desta temática, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), da República de Angola, procederá ao lançamento oficial do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA), como resultado da implementação da política de governação da ciência, tecnologia e inovação e da recomendação da UNESCO sobre o acesso aberto, em parceria com a UNESCO, Redalyc-AmelyCA, UÓR, UNI.AO, UE e Expertise France.

Mais informação: https://indico.fccn.pt/event/40/overview