- Âmbito
- Políticas de Secção
- Processo de Revisão por Pares
- Política de Acesso Livre
- Revisão do plágio e da falsificação
- Reclamações e resolução de conflitos
- Conflito de interesses
- Declaração ética sobre publicação e boas práticas
- Público objetivo
- Auto-arquivamento de documentos publicados
- Recomendação sobre revisão de edições anteriores
- Estatísticas Cumulativas
- Retrações ou erratas
- Consentimento informado para pesquisa em humanos
Âmbito
SAPIENTIAE é uma Revista Científica arbitrada da Universidade Óscar Ribas dirigida a pesquisadores e estudantes, comprometida com o desenvolvimento das Ciências, especialmente na difusão do saber gerado através de linhas de investigação e os seus respectivos programas e projectos; por meio da publicação de resultados nos vários domínios do conhecimento (especialmente relacionadas com: Educação, Engenharia Informática, Engenharia Civil, Engenharia Electromecânica, Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Administração Pública, Gestão e Marketing, Arquitetura e Urbanismo, Gestão Industrial, Contabilidade e Finanças).
O alcance das áreas é definido pelo comité editorial na revisão da temática a abordar para cada número. SAPIENTIAE publica artigos, comunicações e resumos de livros.
Políticas de Secção
Ficha técnica
![]() |
![]() |
![]() |
Editorial
![]() |
![]() |
![]() |
Nota ao Editor
![]() |
![]() |
![]() |
Artigos
![]() |
![]() |
![]() |
Comunicações
![]() |
![]() |
![]() |
Documentos Vários
Vários documentos, como entrevistas ou outros que correspondem à tarefa científica.
![]() |
![]() |
![]() |
Tradução de documentos
![]() |
![]() |
![]() |
Resumo de livros
![]() |
![]() |
![]() |
Estatísticas
A seção será apresentada todo mês de julho como um resumo anual cumulativo.
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Revisão por Pares
A revisão é feita pelo método duplo-cego, depois da avaliação do Comité Editorial e submissão a arbitragem, a qual determinará a aceitação ou não do artigo. O tempo médio de resposta é de dois meses e os árbitros são seleccionados tendo em conta a sua experiência na área de estudo. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra pelo processamento e envio de artigos.
Revisão do plágio e da falsificação
Na Revista não apoiamos plágio e falsificação de informações. Nesse sentido, recomendamos aos nossos árbitros que verifiquem as informações através da verificação dos mecanismos de busca de informações que podem vir de plágio ou falsificação de informações. Os autores que usam informações sem citar a fonte são informados e seu documento é rejeitado.
Reclamações e resolução de conflitos
Quando uma reclamação é recebida sobre qualquer um dos artigos, ela é revisada e o direito de resposta é dado àquele que envia a reclamação, para esse processo, há uma secção: nota ao editor, na qual são publicados os esclarecimentos sobre artigos publicados.
A resolução de questões como o caso de avaliações muito diferentes é resolvida com a obtenção de uma terceira avaliação, em qualquer caso, o comitê editorial decide sobre as avaliações baseadas na expertise em cada área do conhecimento. Qualquer outro conflito será resolvido por decisão do comitê editorial.
Conflito de interesses
Na Revista estamos atentos aos conflitos de interesses que possam surgir, razão pela qual, os autores são encorajados a esclarecer em qualquer caso a afinidade ou problema que possa existir com qualquer um dos membros do comitê editorial ou científico para evitar que a dita questão influencie na publicação dos resultados.
Declaração ética sobre publicação e boas práticas
A equipa editorial da Revista está comprometida com a comunidade científica para garantir a ética e a qualidade dos artigos publicados. A publicação toma como referência o código de conduta e boas práticas que o Comitê de Ética em Publicações (COPE) define para editores de Revistas Científicas.
Deveres dos Editores
O editor deve sempre garantir: Jogo justo e independência editorial, Confidencialidade, Divulgação sobre conflitos de interesse, Decisões de publicação e Envolvimento e cooperação em investigações, seguindo as regras do COPE.
Deveres dos revisores
Os revisores têm o dever de: Contribuição para decisões editoriais, Prontidão, Confidencialidade, seguir os Padrões de objetividade, Reconhecimento de fontes e Divulgação de quaisquer conflitos de interesse.
Deveres dos Autores
Os autores devem relatar padrões de dados, ter acesso e retenção de dados, garantir originalidade e evitar plágio, evitar submissão / publicação múltipla, duplicada, redundante ou simultânea, garantir a autoria do manuscrito, divulgação de qualquer conflito de interesses, reconhecimento de fontes, perigos e riscos em sujeitos humanos ou animais (se necessário declarar), participar da revisão por pares e declarar erros fundamentais nos trabalhos publicados, se necessário.
Deveres do Editorial
Manipulação de comportamento antiético de publicação e garantia de acesso ao conteúdo da revista.
Temas de autoria
Para conflitos de autoria, as diretrizes do COPE.
Público objetivo
Pesquisadores e estudantes das diferentes áreas que a revista aborda. Isso inclui estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente os de mestrado e doutorado.
Auto-arquivamento de documentos publicados
Após a publicação do volume, os autores podem autoarquivar seus artigos e documentos nos repositórios que consideram, sejam eles institucionais ou pessoais, a fim de disseminar o conhecimento.
Recomendação sobre revisão de edições anteriores
Recomenda-se que os autores façam uma revisão dos números publicados, para que possam se familiarizar com o estilo da revista e também verificar se existe algum documento que possa servir de suporte ao seu trabalho atual, contribuindo para a citação da revista.
Retrações ou erratas
A Revista segue as recomendações emitidas pela COPE para evitar más práticas científicas, está disposta a publicar correções, esclarecimentos, retratações quando necessário com base em os seguintes tipos de erros:
1. Erros graves (falsificação, fabricação ou plágio): Caso um artigo publicado apresente erros substantivos detectados pelo autor e que ameace a qualidade científica, poderá solicitar a retirada ou correção. No entanto, caso sejam detectados por terceiros: plágio, publicação prévia, conduta antiética ou erro, é obrigação do autor retratar-se publicamente, que procederá imediatamente à retirada ou correção pública. A correção ou retratação pública será feita na edição seguinte.
2. Erros menores (erros de amostragem, procedimentos ou análise de dados, falha na reprodução de resultados, omissão acidental de informações sobre métodos ou análise de dados): Quando um erro ou imprecisão significativa é descoberto no documento publicado, é obrigação notificar a revista e retirar ou corrigir o documento.
Consentimento informado para pesquisa em humanos
No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, é necessário o consentimento informado para poder colocar os dados dos indivíduos ou a declaração de anonimato nas informações apresentadas. Este documento é submetido para revisão pela revista quando apropriado.