Articulação curricular e melhoria da actuação docente em benguela: desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae72.05

Palavras-chave:

Articulação curricular, Trabalho colaborativo, Actuação docente, Ensino-prendizagem.

Resumo

A articulação curricular constitui, hoje, uma temática central e necessária para a qualidade da actuação docente e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objectivo compreender se as representações e práticas dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Secundário Geral em Benguela -Angola encontram-se relacionadas com a articulação curricular. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza quali-quantitativa, cuja fundamentação teórica é feita com o suporte aos estudos de Morgado & Silva (2019), Pombo, Guimarães & Levy (1994), articulados com a análise de documentos normativos que regulam a Educação e Ensino em Angola (2020; 2019; 2018). Para corporalizar os intentos do estudo, realizou-se um inquérito e entrevista a cinquenta e nove (59) professores e seis (6) professoras, respectivamente, do município de Benguela durante o mês de Janeiro de 2021. O estudo revela que a articulação curricular é um núcleo complexo de decisão curricular, que visa garantir a coerência, a sequencialidade e a integração do conhecimento, permitindo uma ligação mais estreita entre o conhecimento escolar e os fluxos locais. A discussão realizada conduz à conclusão de que, nas realidades estudadas, a questão em estudo constitui ainda um grande desafio, pois verifica-se, em grande escala, uma dúbia percepção sobre articulação curricular e débil comunicação entre professores e grupos disciplinares, para concertar estratégias, objectivos, actividades e conteúdos, racionalidade subjacente à justaposição disciplinar, que condiciona uma actuação docente mais desejável para (re) construção de um conhecimento global, integrado e integrador, que conduziria à aprendizagem de boa qualidade.

Biografia do Autor

  • António Luís Julião, Universidade Katyavala Bwila, Benguela
    Especialista em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa. Pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Referências

Afonso, Augusto Ezequiel. (2014). O papel do professor na (re)construção do currículo do 1º Ciclo do Ensino Secundário em Angola: das intenções às práticas. Tese de Doutoramento. Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade de Desenvolvimento Curricular. Universidade do Minho. Portugal. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/34951

Almeida, Leandro & Freire, Teresa. (2008). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação (5ª Ed.). Psiquilíbrios. Portugal.

Alonso, Maria Luísa. (1998). Inovação curricular, formação de professores e melhoria da escola: uma abordagem reflexiva e reconstrutiva sobre a prática da inovação/formação. Tese de Doutoramento. Doutoramento em Ciências da Educação. Especialidade de Currículo e Metodologia. Universidade do Minho, Portugal. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/10840

Angola. (2018). Estatuto da Carreira dos Agentes de Educação. Decreto Presidencial n.º 160/18, de 3 de Julho. Angola.

Angola. (2019). Regime Jurídico do Subsistema de Ensino Geral. Decreto Presidencial n.º 276/19, de 6 de Setembro. Angola.

Assembleia Nacional. (2020). Lei que altera a lei n.º 17/16, de 7 de Outubro – Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Lei n.º 32/20, de 12 de Agosto. Angola.

Bardin, Laurence. (2009). Análise de Conteúdo. Tradução de Luís A. R. A. Pinheiro. Edições 70. Portugal.

Beane, James (2003). Integração curricular: A essência de uma escola democrática. Revista Currículo sem Fronteiras, 3 (2), pp. 91-110, jul/dez. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol3iss2articles/beane.htm

Bogdan, Robert & Biklen, Sari. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora. Portugal.

Carbonell, Jaume. (2002). A aventura de inovar: a mudança na escola. Tradução Fátima Murad. Artmed. Brasil.

Coutinho, Clara. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. Edições Almedina. Portugal.

Derrida, Jacques. (2007). Força de lei – o fundamento místico da autoridade. Martins Fontes. Brasil.

Flores, Maria. (2000). Currículo, formação e desenvolvimento profissional. In J. A. Pacheco (Org.) Políticas de integração curricular (pp.147-165). Porto Editora. Portugal.

Gil, António Carlos. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. Atlas. Brasil.

Hargreaves, Andy. (1996). Profesorado, cultura y postmodernidad. Cambian los tempos, cambia el profesorado. Morata. Espanha.

Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação (2013). Currículo do 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral. INIDE. Angola.

Julião, António Luís. (2020). Apartheid curricular nas práticas e processos escolares em Angola: uma reflexão crítica. In R. F. Honorato & E. S. Santos (orgs.). Políticas curriculares (inter)nacionais e seus (trans)bordamentos (pp. 79-102). Editora Ayvu. Brasil.

Julião, António Luís. (2021).Práticas curriculares inovadoras e melhoria dos processos de ensino-aprendizagem no 2º Ciclo do Ensino Secundário Geral: Um estudo nos municípios de Benguela, Baía-Farta e Lobito. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Ciências da Educação. Especialidade de Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa. Universidade Katyavala Bwila. Angola.

Júnior, Valdir, Damázio. (2021). Professor, onde vou usar isso? Ressignificando velhas perguntas em uma sociedade líquida. Revista Educação Unisinos, 25 (2021), (pp. 1-12). Doi: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/20820

Leite, Carlinda. (2012). Articulação curricular como sentido orientador dos projectos curriculares. Revista Educação Unisinos. 16 (1), (pp. 87-92), jan/abr. Doi: http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.161.09

Marconi, Marina de Andrade & Lakatos, Eva Maria. (2008). Técnicas de Pesquisa. 7ª ed. Editora Atlas S.A. Brasil.

Morgado, José Carlos & Silva, Carlos Manuel. (2019). Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia. In J.C. Morgado, I.C. Viana, & J.A. Pacheco. (Orgs.), Currículo, inovação e flexibilização (pp. 129-148). De Facto Editores. Portugal.

Morgado, José Carlos. (2004). Manuais Escolares: contributo para uma análise. Porto Editora. Portugal

Morgado, José Carlos. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores. Portugal.

Pacheco, José Augusto. (2001). Currículo: Teoria e Práxis (3ª Ed.). Porto Editora. Portugal.

Pombo, Olga., Guimarães, Henrique & Levy, Teresa. (1994). A interdisciplinaridade: reflexão e experiência. Texto Editora. Portugal.

Quivy, Raymond & Campenhoudt, Luc Van. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva Publicações Lda. Portugal.

Roldão, Maria do Céu. (1999). Gestão curricular: fundamentos e práticas. Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica. Portugal.

Zabala, Antoni. & Arnau, Laia. (2010). Como aprender a ensinar competências? Artmed: Porto Alegre. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-16