Contracção dimensional sistemática: uma proposta metodológica para o cálculo de equações e sistemas de M equações lineares com N incógnitas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae71.06

Palavras-chave:

sistemas homogéneos, equações lineares, contracção dimensional sistemática.

Resumo

Os sistemas lineares homogéneos integram propriedades especiais que os diferenciam dos demais sistemas lineares e permitem simplificar a busca por soluções que, em certas condições, promovem soluções gerais de até sistemas heterogéneos e sistemas não lineares, daí a sua crucial importância na Matemática, ciências afins e na Engenharia. Desde os Nove Capítulos sobre a Arte Matemática da China Antiga a autores como SekiKowa, Leibniz, Cayley, Silvester, Bôcher, a resolução dos sistemas lineares passou a contar com métodos matriciais firmados em resultados teóricos como o algoritmo de eliminação de Gauss-Jordan, o teorema de Cramer, o teorema de Kronecker-Capelli. Introduziu-se, também, métodos iterativos clássicos como os de Jacobi-Richardson, Gauss-Seidel, factoração de Cholesck, o método SOR, métodos iterativos dos gradientes conjugados, assim como métodos gráficos. Contudo, este artigo apresenta uma alternativa metodológica inovadora denominada contracção dimensional sistemática, que não se funda em matrizes: visa, entre outras dinâmicas, reduzir, de forma sistemática, o número de incógnitas até que a respectiva resolução seja viável. Nesta visão, objectiva-se analisar a operacionalidade deste método de contracção dimensional sistemática no estudo de equações e sistemas lineares, a partir de técnicas homogéneas. Para o efeito, este artigo serve-se de uma pesquisa teórico-metodológica, de tipologia explicativa, com procedimentos técnicos bibliográficos e que utiliza o método indutivo - dedutivo. Assim, foi construído o método de contracção dimensional sistemática e aplicado para a obtenção de soluções originais e exactas de sistemas homogéneos de equações lineares, porque soluções desta natureza são condição necessária para a construção do produto vectorial homogéneo e, em geral, da Teoria Homogénea dos Espaços Vectoriais.

Referências

Anton, Howard e Rorres, Chris (2012). Álgebra linear com aplicações. Tradução de Claus Ivo Doering. Bookman. Brasil.

Cabral, Marco e Goldfeld, Paulo (2012). Curso de Álgebra Linear. Universidade Federal de Rio de Janeiro. Brasil.

Farias, Diego Marcon; Konzen, Pedro Henrique de Almeida; Souza, Rafael Rigão (2018). Álgebra Linear. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

Gonçalves, Ricardo Jorge Castro (2018). Álgebra Linear. Edições Sílabo. Portugal.

Miranda, Daniel; Grisi, Rafael; Lodovici, Simué (2015). Geometria Analítica e Vectorial. Universidade Federal do ABC. Brasil.

Pinho, Domingos Pires Valente Sevivas (2010). Matrizes e aplicações no ensino secundário. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Matemática/Educação. Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Portugal.

Santana, Cláudia Ribeiro; Yartey, Joseph Nee Anyah (2008). Álgebra Linear. Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal de Bahia. Brasil.

Santos, Reginaldo J. (2010). Introdução à Álgebra Linear. Universidade Federal de Minas Gerais. ICEx. Brasil.

Silva, Cibelle Celestino (2002). Da força ao tensor: evolução do conceito físico e da representação matemática do campo electromagnético. Tese de Doutoramento. Doutoramento em Ciências Físicas. Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade de Campinas. UNICAMP. Brasil.

Silva, Diego Adriano; Brito, Arnaldo Silva; Sousa, Valdirene Gomes de (2020). Equações Diafantinas Lineares: um estudo com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Revista Electrónica da Matemática. Volume 6, No. 2. Brasil (Pp. 16).

Steinbruch, Alfredo; Winterle, Paulo (1995). Álgebra Linear. Pearson. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-15