Apresentação

Eurico Wongo Gungula
Universidade Óscar Ribas, Angola

Apresentação

SAPIENTIAE: Revista de Ciencias Sociais, Humanas e Engenharias, vol. 5, núm. 2, 2020

Universidade Óscar Ribas

Angola enfrenta grandes desafios para a materialização dos objectivos estratégicos definidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, programa 1.2.7, consubstanciados na melhoria contínua da qualidade do Ensino Superior e de desenvolvimento da investigação científica e tecnológica.

Neste sentido, recentemente foram elaborados pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), projectos de Regulamentos de Avaliação do Desempenho Docente no Ensino Superior, dos Processos de Avaliação Interna, Externa e Acreditação das Instituições de Ensino Superior, com a finalidade de definir parâmetros e critérios de avaliação nas dimensões de ensino, investigação científica, extensão e gestão; aferir a qualidade do desempenho das Instituições de Ensino Superior, dos cursos ou dos programas, tendo por referência a sua missão e os padrões de qualidade estabelecidos, assim como, comprovar a qualidade da gestão e os resultados do trabalho em todos os processos.

Para o efeito, os artigos seleccionados para o volume 5-2, são compostos por temas internacionais variados. O primeiro deles refere-se a “Violência e criminalidade: O caso do município de Chalco, Estado de México”, elaborado por José Luis Cisneros, com o objectivo de gerar uma discussão sociológica, cruzando a análise entre a importância, condições actuais de violência vivenciadas no México e a relação com o crescimento da criminalidade, uma situação não exclusiva do México, mas extensiva a sociedade contemporânea, tendo em conta que o crime tem constituído um problema de particular atenção às ciências sociais. Os resultados da pesquisa mostram que as condições de vulnerabilidade em que vivem os habitantes de Chalco, levaram a uma cultura de transgressão, desobediência e medo, imposta pela violência criminosa que é vivida na comunidade, e que forçou os seus habitantes a reconfigurar o uso dos seus espaços.

O segundo refere-se a “A onto-epistemologia do Big Data”, elaborado por Roy Alfaro Vargas, com o propósito realizar uma abordagem crítica sobre o Big Data, assim como avaliar não apenas os componentes desta nova ciência de dados, mas também as consequências onto-epistemológicas decorrentes do desenvolvimento e a implementação do Big Data, tanto no campo científico e no cotidiano. Além disso, este artigo permite entender a ligação entre Big Data e definir a teoria de construção de uma epistemologia ligada ao conservadorismo político, para que se possa ter um quadro completo para desenvolver, no futuro, estratégias para superar tal fenômeno. Os resultados da pesquisa bibliográfica, permitiram explorar o fenômeno do Big Data, tanto em termos técnicos, quanto em termos sociopolíticos e filosóficos.

O terceiro é uma abordagem sobre “Um software móvel acadêmico em uma instituição de Ensino Superior”, elaborada por Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Marcelo Santos Silva e Diego Passos Costa, com a finalidade de melhorar a compreensão da evolução e populizarização da tecnologia da informação e comunicação, com o aumento de processamento e miniaturização dos computadores. Os resultados da pesquisa realizada indicam que um sistema Web instalado em uma

Instituição de Ensino Superior é bastante eficaz e fácil de aprender por parte dos usuários, reduzindo o tempo de espera para a solução de algum problema administrativo ou acadêmico.

O quarto é um “Balanço historiográfico: revoluções, movimentos sociais e vida rural em Sinaloa, México, 1980-2013”, feito por Rafael Santos Cenobio, com o propósito de realizar uma revisão historiográfica da literatura produzida em Sinaloa e no México, nos últimos trinta anos do século XX, e nos primeiros treze anos do século XXI, sobre revoluções, movimentos sociais, revoltas, guerrilheiros e agroindústria. Para a análise da literatura sinaloense, foi realizada a classificação por eixos temáticos.

O quinto é uma abordagem sobre a “Política pública de promoção do empreendedorismo juvenil para o desenvolvimento local no município de Colima 2009-2013”, feita por Rosario Cota Yañez e Mayra Rivera Escareño, com o objectivo de analisar como as políticas públicas para o empreendedorismo juvenil contribuem para o desenvolvimento local. A metodologia consistiu no levantamento de 21 beneficiários do programa para apoiar jovens empreendedores no município de Colima e, os resultados encontrados indicam que em sua maioria, são jovens solteiros, com idades compreendidas entre os 23 e 26 anos, com o ensino médio na área de administração e finanças.

O sexto é uma reflexão sobre o “Mapa do Processo de Internacionalização das Instituições colombianas de Ensino Superior”, feita por Briñez Moisés, Gómez Sebastián; Guerra Juan, Betancur Yerferson e Isaza Juan Camilo, com o propósito de estruturar o mapa do processo de internacionalização das Instituciones de Educación Superior Colombianas (IESC), visando identificar as actividades estratégicas, chave e de apoio, que agregam valor ao processo. Entre os modelos de internacionalização de IES analisados, destacam-se de países como: China, Argentina, Costa Rica, México e Cuba. A partir deste estudo, realizaram-se uma serie de entrevistas abertas ao pessoal da área de internacionalização das principais IES localizadas no Departamento de Antioquia. Finalmente, propõem-se a estrutura do processo de internacionalização, indicando não só as actividades fundamentais, mas também a inter-relação estratégica que as mesmas devem manter, para assegurar a efectividade do mesmo.

O sétimo é uma abordagem sobre o “Espírito empreendedor nos alunos da Escola Panamá na cidade de Cuenca-Equador”, feita por Marcos Cantos Ochoa, John López Castillo e Alexandra Reyes Cabrera, com o objectivo de determinar as competências empreendedoras, a imagem que têm sobre os empresários e as pessoas que influenciam as decisões e acções dos alunos do nono e décimo ano da Escola Panamá da cidade de Cuenca-Equador para serem empreendedores no futuro. Conclui-se que as competências que prevalecem nos alunos referemse à “disposição de assumir os riscos”, “trabalho em grupo” que se encontram dentro da capacidade de comunicação, visão de futuro, no sentido da predisposição para “propôr novas formas de fazer as coisas”.

O oitavo é uma discussão sobre “A imagem feminina na arte Cubana: Uma análise da perspectiva de gênero” feita por Melissa Margarita Enriquez Roche e Mely del Rosario González Aróstegui , com a finalidade de identificar as características da imagem feminina na arte cubana, com ênfase na arte naif, bem como determinar à evolução histórica da representação das mulheres na esfera internacional. Para a obtenção dos resultados foram usados métodos de nível teórico e empírico, isto é, o método histórico-lógico e a análise documental de autores como: María Teresa Alario (2000), Adelaide de Juan (2002, 2006) e Yolanda Wood (2017). Conclui-se que a representação da imagem feminina na arte naif cubana, responde aos esquemas de dominação patriarcal normalizados na sociedade cubana actual.

O nono é uma resenha do livro intitulado “Territórios encarnados. Extrativismo, comunalismo e gênero na Meseta P'urhépecha, de Verónica Velázquez. Prêmio Cátedra Jorge Alonso 2019, Universidade de Guadalajara e CIESAS, Guadalajara, Jalisco - México.” realizada por María Teresa Sierra, Professora – Investigadora da CIESAS-México.

Como se pode observar, a Universidade Óscar Ribas, nos últimos cinco anos, tem mostrado um significativo interesse no que tange à valorização dos processos de produção e gestão do conhecimento gerado por investigadores nacionais e estrangeiros que agregam valor ao desenvolvimento científico e tecnológico de Angola.

É neste enquadramento que o Conselho Editorial da Revista Sapientiae, agradece e convida a comunidade científica nacional e internacional a revisar os artigos publicados, assim como incentiva a submeter novas propostas para a possível publicação em futuras edições.

HTML generado a partir de XML-JATS4R por