Um Cenário Sobre a Utilização de Realidade Virtual em uma Instituição de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientia62.07

Palavras-chave:

Realidade virtual, Informática, Ensino

Resumo

Atualmente, a tecnologia de realidade virtual vem sendo cada vez utilizada, visto que suas aplicações são diversas e possuem um potencial incrível a longo prazo, podendo ser inserido na educação, saúde, militar, entre outros. Na área de Educação, a Realidade virtual traz um novo conceito, pois fomenta a interação do aluno com o conteúdo, trazendo uma maior imersão e possível aumento do potencial de ensino e aprendizagem do discente. Portanto, o objetivo deste trabalho é identificar o que o público de uma instituição de ensino pensa sobre o uso de uma tecnologia de realidade virtual sendo utilizada durante as aulas. Para atingir esta meta, foi feita uma pesquisa de forma aleatória com 80 alunos entre 15 e 30 anos em uma instituição de ensino de Salvador, Brasil. Eles responderam a um questionário que contava com informações sobre o uso de tecnologias de realidade virtual. Os resultados mostraram que pouco mais da metade destes alunos informaram que não estão motivados com a forma tradicional de dar aula, com o professor explicando em sala e o aluno ouvindo e que achariam interessante o incremento de uma solução que permitisse uma maior interação deles com o conteúdo. Assim, concluiu-se que os alunos estão começando a se acostumar com o uso de tecnologias da informação de Realidade Virtual nas salas de aula. Para realizar esta pesquisa, foram de grande importância a leitura dos trabalhos de diversos autores, incluindo Aureliano et al. (2019), Giassi e Ramos (2016), Oliveira et al. (2020) e Ying et al. (2017).

Biografia do Autor

  • Fabio Fonseca Barbosa Gomes, UNIRB - Centro Universitário Regional do Brasil UNIDOMPEDRO - Centro Universitário Dom Pedro II FVC - Fundação Visconde de Cairu.
    Possui graduação em Bacharelado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Estácio da Bahia (2007) e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador (2016). Atualmente é professor mestre do Centro Universitário Regional do Brasil, professor horista do Centro Universitário Dom Pedro II, professor mestre na Fundação Visconde de Cairu e professor mediador à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: computação ubíqua e pervasiva, sistemas de informação, redes de computadores, automação residencial e informática.

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Publicado

2021-01-15