Um Software Móvel Acadêmico em uma Instituição de Ensino Superior

Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Marcelo Santos Silva, Diego Passos Costa

Resumo


A tecnologia da informação e comunicação evolui e se populariza, cada vez mais, com o aumento de processamento e miniaturização dos computadores. Além do surgimento de novas formas de comunicação sem fio. Isto permite que a sociedade consiga aperfeiçoar uma série de procedimentos nas organizações. No caso das instituições de ensino superior, uma solução computacional para a melhoria de diversos processos da instituição é a utilização dos sistemas Web. A burocracia e a falta de comunicação rápida entre os setores tomam muito tempo para o encontro de resoluções, além de gerarem filas de espera e desgastes como aborrecimentos. Para diminuir os possíveis problemas de atraso, este artigo propõe um sistema Web que tem a capacidade de comunicar com os setores responsáveis por cada demanda e uma pesquisa de campo entre alunos. Foi realizada uma pesquisa exploratória juntamente com os alunos de uma instituição de ensino superior e os resultados se mostraram promissores. A pesquisa realizada neste artigo, concluiu que um sistema Web instalado em uma instituição de ensino superior é bastante eficaz e fácil de aprender por parte dos usuários, consequentemente, reduzindo o tempo de espera para a solução de algum problema administrativo ou acadêmico na instituição de ensino superior.

Palavras-chave


Software Móvel; Sistema Educacional; Tecnologia da Informação

Texto Completo:

PDF

Referências


António, Paulo Francisco; Gouveia, Luis Borges. (2014). Estudo Preliminar de um Sistema de Acolhimento para Alunos da Universidade Católica de Angola. Tecnologia, Redes e Sociedade. Volume 2. Portugal (Pp. 1-35).

Costa, Carlos. Melo, C. Ana. Fernandes, Aníbal Gomes, M. Luís e Guerra, Hélia. (2010). Integração de Sistemas de Informação Universitários via Web Services, Actas da 5ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias da Informação. Espanha (Pp. 290-295).

Date, Christopher J. (2004), Introdução a Sistemas de Bancos de Dados, (oitava edição), Editora Campus, Brasil.

Da Silva, Marco Aurélio Pereira; Neto, Newton Macedo; da Silva, Willian Ricardo Pereira. (2011), Sistema Web de Gerenciamento Acadêmico da Escola de Música Cover’s, Monografia. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Freire Júnior, José Celso; Senne, Edson Luiz França; de Sena, Galeno José e dos Santos, Alessandro Waldair (2005). Sistema Web de Avaliação e Acompanhamento Acadêmico. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, Brasil (Pp. 2113-2127).

Garcia, Cristiano M. e Abilio, Ramon (2017). Integração entre Sistemas utilizando Web Services REST e SOAP: Um Relato Prático. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 19, Brasil (Pp. 34-41).

Kurose, Jim F.; Ross, Keith W. (2010). Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. (quinta edição). Editora Pearson, Brasil.

Larman, Craig. (2002). Utilizando UML e padrões. Editora Bookman, Brasil.

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. (2003) Fundamentos De Metodologia Científica. (quinta edição). Editora São Paulo: Atlas, Brasil.

Niederauer, Juliano (2011). Desenvolvendo Websites com PHP: Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados. (segunda edição), Editora Novatec, Brasil

Niederauer, Juliano (2005) Integrando PHP 5 com MySQL. Editora Novatec, Brasil.

Ribeiro, Admilson de Ribamar Lima; Chella, Marco Túlio; Santos, Luiz Marcus Monteiro de Almeida.; Santos, Joanna Cecilia da Silva. e Melo, Wedla Rocha (2011). LEW: Laboratório de Engenharia Web para ensino, pesquisa e extensão. II ENINED - Encontro Nacional de Informática e Educação Volume 2.Brasil (Pp 359-368).

Semprebom, Tiago; de Oliveira, Rômulo; Montez, Carlos (2006). Classes de Serviço em Servidores Web Apache Através de Escalonamento Adaptativo e Controle de Admissão. XII Webmedia - Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, Brasil, (Pp. 273-282).

Spurlock, Jake. (2013). Bootstrap. (primeira edição) Editora O’Reilly, Estados Unidos da América.

Winckler, Marco Antonio; Pimenta, Marcelo Soares (2002). Avaliação de Usabilidade de Sites Web. Escola de Informática da SBC Sul, v. 1, Brasil (Pp. 85-137).




DOI: https://doi.org/10.37293/sapientiae52.04

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Universidade Óscar Ribas. Avenida Samora Machel, s/n. C.P: 6978. Município de Talatona, Luanda, Angola.

ISSN Versão Impressa 2183-5063

ISSN Versão Digital 2184-061X

Todo o conteúdo desta Revista, excepto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Licencia de Creative CommonsDORAfree hit counter Flag Counter