A interdisciplinaridade: Alternativa para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas universidades

Autores

  • Caridad Abreu Lopez Professora Doutora em Ciências Pedagógicas(PhD). Professora Titular da Universidade Óscar Ribas.
  • Carla Olívia de Lima Sousa Barbosa Doutora em Filosofia (PhD) em Química. Vice Reitora para os Assuntos Académicos e Pedagógicos da Universidade Óscar Ribas.

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae51.10

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, metodologia, processo de ensino-aprendizagem, universidades.

Resumo

A interdisciplinaridade pode ser entendida como alternativa a implementar-se no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas universidades. A mesma se caracteriza pela intensa troca entre especialistas e pela real interação das disciplinas dentro de um mesmo projeto, através de relações de interdependência e de conexões recíprocas, que permitirão a pluralidade de disciplinas. Daí que é preciso romper com os velhos paradigmas e criar um novo, para um verdadeiro comprometimento com o trabalho, onde é necessária uma postura de mudança do professor. Desta forma constitui objetivo deste artigo refletir sobre a interdisciplinaridade a partir dos diferentes conceitos e pontos de vista de autores. Adotou-se um enquadramento em correspondência com a metodologia qualitativa, com abordagem bibliográfica, criando as bases para uma investigação mais abrangente. O levantamento bibliográfico foi feito a partir da análise de fontes secundarias como: livros, textos em diferentes sites e artigos de autores como Weber e Behrens (2010), Fazenda (2011), Valderez e Maurivan (2017) entre outros. Os resultados obtidos demonstram a diversidade de critérios sobre a interdisciplinaridade e sustentam a ideia de que, como alternativa, incentiva o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, o tratamento transversal dos conteúdos, favorece o trabalho colaborativo e envolve o trabalho conjunto de professores com diferentes formações.

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Publicado

2019-07-10