Desenvolvimento do estresse ocupacional e sua incidência nos professores universitários do Huambo

Autores

  • Américo Custódio Hungulo Huambo

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae42.03

Palavras-chave:

Estresse ocupacional, Síndrome de Burnout, Professores universitários, Angola.

Resumo

O presente artigo tem como objectivo contribuir na elevação do nível de conhecimento do estresse ocupacional entre professores do ensino superior da província do Huambo. O estresse ocupacional destaca-se a partir dos elementos estressores externos e internos. As doenças com vínculo ocupacional no contexto educacional na província do Huambo, não são encaradas como parte da vida social e científica para a qualidade de vida dos professores. Segundo Farber (1991), a formação do professor enfatiza conteúdos e tecnologia, sendo deficiente a abordagem nas questões de relacionamento interpessoal, relacionamento com alunos, administradores, pais e outros actores sociais. Nesse sentido as transformações sociais ocorrem quando há saúde e trabalho, e por sua vez relacionadas fundamentalmente aos processos de gestão e organização do próprio trabalho. Os resultados derivados do presente estudo permitiram despertar aos professores universitários inqueridos, sobre a necessidade de superação e de fortalecimento do conhecimento do estresse ocupacional, os riscos, e consequências dessa profissão, para o melhor desempenho das suas actividades, assim como o modo de prevenção. Por essa razão, os psicólogos, médicos e profissionais das áreas afins, são chamados a contribuir significativamente para a transformação qualitativa desta temática. A metodologia utilizada baseou-se essencialmente na pesquisa qualitativa, enfatizando o formato de inquérito por questionário, no diálogo aleatório estabelecido com setenta professores de distintas instituições de ensino superior da província do Huambo.

Referências

Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE, 2007). Metodologia da pesquisa. Unidade 3. Florianópoli. Brasil.

Álvarez; Carla C. Botero (2012). Riesgo psicosocial intralaboral y “burnout” en docentes universitarios de algunos países latino-americanos. Cuadernos de Administración Universidad del Valle, v. 28, n, 48, Colombia (Pp. 177-132).

Aguiar, Aljucy Martins da Rocha (2010). O estresse ocupacional do professor do ensino superior: a relação entre os sintomas de estresse e a atividade docente em duas Instituições de Ensino Superior da cidade de Teresina-PI. Tese de Mestrado. Mestrado em Educação no curso de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Portugal.

Carlotto, Mary Sandra (2011). Síndrome de Burnout em Professores: Prevalência e Fatores Associados. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 27, n. 4, Brasil (Pp. 403-410).

Cooper, Cary; Cooper, Rachel; e Eaker, Lynn H. (1998). Living with stress. Penguin Books. Inglaterra.

Dejours, Crhistopher (1987). A loucura do trabalho – estudo de psicologia do trabalho. Boré /Cortez. Brasil.

Farber, Barry. A. (1991). Crisis in education. Stress and burnout in the American teacher, Jossey-Bass Inc. EUA.

Gomes, Ana Paula Rodrigues e Quintao; Sonia dos Reis (2011). Burnout, satisfação com a vida, depressão e carga horária em professores. Análise. Psicológica, v.29 n.2, Portugal, (Pp. 335-344).

Huffman, Karen (2003). Psicologia. Atlas. Brasil.

Lipp, Marilda Novaes (1996). Stress: Conceitos básicos. Em M. Lipp (Org.). Pesquisas sobre stress no Brasil: Saúde, ocupações e grupos de risco. Papirus. Brasil.

Lipp, Marilda Novaes (2002). O estresse do professor. Papirus. Brasil.

Lipp, Marilda Novaes (2007). Controle do estresse e pressão arterial sistêmica. Ver. Bras. de Hipertensão, Campinas, v. 14, Brasil (Pp. 89-93).

Lipp, Marilda Novaes (2010). Stress na atualidade: qualidade de vida na família e no trabalho. Disponível em: http://www.estresse.com.br/publicacoes/stress-na-atualidade-qualidade-de-vida-na-familia-e-no-trabalho/. Acesso em: 22/06/2018.

Maslach, Christina; Schaufeli, Wilma.B. e Leiter, Michael. P. (2001). Job burnout. Annual Review Psychology, 52, EUA. (Pp. 397-422).

Selye, Hans (1952). The story of the adaptacion syndrome. Acta. Canada.

Varella, María (2011). Síndrome de Burnout. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/b/sindrome-de-burnout/. Acesso em: 02/05/2018.

Downloads

Publicado

2019-01-20