O legado teórico político de Marx no bicentenário de seu nascimento

Autores

  • Gonzalo Adrián Rojas Professor Dr. Ciência Política, Unidade Acadêmica de Ciências Sociais (UACS), Programa do Pós-graduação em Ciência Política (PPGCP) e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Shimenny Ludmilla Araujo Wanderley Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG).

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae41.08

Palavras-chave:

Karl Marx, Materialismo Histórico, Luta de Classes, socialismo Científico, Comunismo

Resumo

O bicentenário do nascimento de Karl Marx é um convite a revisitar seu legado teórico e político, parafraseando Lenin, nasTrês fontes e as três partes integrantes do marxismo, escrito na ocasião dos 30 anos da sua morte, em 1913, uma vez que ainda suscita a hostilidade e o ódio do conjunto das classes dominantes, assim como quando não a sua negação, a sua simplificação na academia, o que não deixa de ser lógico numa sociedade que tem como base a luta de classes, onde não pode existir uma ciência “imparcial”. A partir da análise crítica da filosofía alemã, o socialismo francês e a economia política inglesa conseguem realizar uma superação dialética, articulando a economia, política, filosofia e a história, entendidas como separações analíticas de uma realidade que faz parte de um todo social. O objectivo desta comunicação é apresentar um conjunto de categorias teóricas que vão aparecendo em algumas das suas principais obras e que sempre tem relação com uma táctica de intervenção na luta de classes do proletariado, no marco de uma estratégia revolucionária. É uma abordagem muito geral, sendo que cada livro de Marx merecería uma análise específica, neste artigo limitamo-nos em termos de teoria e filosofia política, desse modo, não abordaremos acerca das suas contribuições na crítica da economia política burguesa. Concluímos com a necessidade da luta teórica e política pela independência da classe trabalhadora e de recuperar comunismo como projecto político, revolucionário há 200 anos do nascimento de Marx.

Referências

Engels, Friedrich (2012) Introdução de 1895. MARX, Karl. As lutas de classes na França (primeira edição).Boitempo, Brasil.

Feuerbach, Ludwig (1988) A essência do cristianismo (primeira edição). Papirus. Brasil.

Hobsbawm, Eric (2010) A era do capital - 1848-1875 -. (decimo quinta edição). Paz e Terra. Brasil.

Lenin, VIadimir Ilitch (2001) As três fontes e as três partes integrantes do marxismo (primeira edição).Expressão Popular. Brasil.

Lenin, VIadimir Ilitch (2017) O Estado e a Revolução (primeira edição). Boitempo: Brasil.

Marx, Karl (2000) Para a Crítica da Economia Política (primeira edição). Nova Cultural: Brasil.

Marx, Karl (2005) Introdução de 1843. Marx, Karl. Critica da Filosofia do direito de Hegel (primeira edição).Boitempo. Brasil.

Marx, Karl (2007a) Marx sobre Feuerbach (com alterações de Engelsde 1888). Karl, Marx. A ideologia alemã(primeira edição). Boitempo. Brasil.

Marx, Karl (2007b) A guerra civil na França (primeira edição). Boitempo. Brasil.

Marx, Karl (2009) Para a questão judaica (primeira edição). ExpressãoPopular. Brasil.

Marx, Karl (2010) Manuscritos económico-filosóficos (primeira edição). Boitempo. Brasil.

Marx, Karl (2011) O 18 Brumário de Luis Bonaparte (primeira edição). Boitempo. Brasil.

Marx, Karl (2012a) As lutas de classes na França (primeira edição). Boitempo. Brasil

Marx, Karl (2012b) Crítica ao Programa de Gotha (primeira edição).Boitempo. Brasil

Marx, Karl (2013) O Capital. Livro I (primeira edição).Boitempo. Brasil

Marx, Karl e Engels, Friedrich (2007) Manifesto do Partido Comunista. (quinta edição).Boitempo. Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-09