Projecção Metodológica do curso de Medicina desde a Educação no Trabalho

Autores

  • Elexis Craib Díaz Doctora en Ciencias Pedagógicas, Profesora Auxiliar

DOI:

https://doi.org/10.37293/sapientiae41.04

Palavras-chave:

atividades metodológicas, educação no trabalho.

Resumo

Relativamente à Medicina em Cuba, Matanzas, houve um grande aperfeiçoamento do seu processo de ensino-educativo, renovando, deste modo, os trabalhos metodológicos. Tendo em conta o objectivo do artigo, que é gerenciar actividades metodológicas por disciplinas, para implementar estratégias curriculares, a partir de contextos hospitalares urbanos, foram, por sua vez, utilizadas metodologias qualitativas, sobre a qual incluíram várias preparações didácticas destinadas a professores, cuja finalidade é desenvolver demonstrações sobre indicações Ministeriais e analisar, também, diversas projecções teórico-práticas, facilitando as generalizações. Essa perspectiva pedagógica permitiu adaptar as missões em cada cenário formativo; desenvolver habilidades profissionais, de acordo com os diferentes requisitos de saúde territorial. Tudo isso com vista a facilitar a transformação de componentes académicas e de trabalho, dando origem a trabalhadores comprometidos com os seus desempenhos profissionais, estimulando a aprendizagem significativa e superando as limitações cognitivas. Este estudo exploratório permitiu não só o planeamento, ordenação, execução e controlo, mas também a avaliação metodologica do ensino universitário; sendo eficazes, dissimilares ligações instrutivas entre assuntos, no qual o claustro adquiriu maior preparação, satisfazendo as expectativas dos alunos, que deve ser levantada sistematicamente, sustentando, assim, uma adequada qualidade médica da assistência nas comunidades antes dos desafios ambientais contemporaneos.

Referências

Addine Fernández, Fátima. (2004). Didáctica: teoría y práctica. Editorial Pueblo y Educación. Cuba.

Álvarez de Zayas, Carlos. (1992). La Escuela en la Vida. (Primera edición), Editorial Félix Varela. Cuba.

Arteaga Herrera, Jorge y Fernández, José. (2010). El método clínico y el método científico. Extraído de: http://medisur.sld.cu/index.php/medisur/article/view/1312 consulta: 05/06/2018.

De Bono, Enrique. (1986). El pensamiento lateral Manual de creatividad. Ediciones Paidós. España.

Hernández Hernández, Rodolfo. (2002). Del método científico al clínico. Consideraciones teóricas. Revista Cubana Médica General Integral. Volumen 2, No.1. Cuba.

Horruitiner, Pedro. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación, Editorial Félix Varela. Cuba.

Ilizástigui Dupuy, Fidel. (1993). Educación en el Trabajo como Principio Rector de la Educación Médica Cubana. Taller Nacional: "Integración de la Universidad Médica a la Organización de Salud, su contribución al cambio y al desarrollo perspectivo. Universidad de las Ciencias Médicas. La Habana, Cuba.

Ilizástigui Dupuy, Fidel. (2000). El método clínico. Revista Cubana Educación Médica Superior. Volumen 1, No.1. Cuba. (Pp. 10).

Ilizástigui Dupuy, Fidel. (2000). El método clínico: muerte y resurrección. Revista Cubana Educación Médica Superior. Volumen 2. No.1. Cuba. (Pp. 110-120).

Ministerio de Educación Superior. (2007). Resolución 210/07. Reglamento Docente y Metodológico. Cuba.

Ministerio de Educación Superior. (2018). Resolución No. 2-2018. Reglamento de Trabajo Docente y Metodológico. Cuba.

Ministerio de Salud Pública. (1990). Área de Docencia. Instrucción VAD No.3/90. Cuba.

Sierra, Simón; Pernas, Marta; Fernández, José; Diego, Juan Manuel; Miralles, Eva; de la Torre, Gladys; González, Nerys; Cardona, María y Acosta, Zoila. (2010). Modelo metodológico para el diseño y aplicación de las estrategias curriculares en Ciencias Médicas. Educación Médica Superior, 24(1), 33-41. Extraído de:http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21412010000100005&lng=es&tlng=es Consulta: 17/05/2018.

Publicado

2018-08-09