Políticas Editoriais

Âmbito

SAPIENTIAE é uma Revista Científica arbitrada da Universidade Óscar Ribas, comprometida com o desenvolvimento das Ciências, especialmente na difusão do saber gerado através de linhas de investigação e os seus respectivos programas e projectos; por meio da publicação de resultados nos vários domínios do conhecimento (especialmente relacionadas com: Engenharia Informática, Engenharia Civil, Engenharia Electromecânica, Direito, Relações Internacionais, Psicologia, Administração Pública, Gestão e Marketing).

O alcance das áreas é definido pelo comité editorial na revisão da temática a abordar para cada número. SAPIENTIAE publica artigos, comunicações e resumos de livros.

 

Políticas de Secção

Ficha técnica

Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Editorial

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Comunicações

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Resumo de livros

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Tradução de documentos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

A revisão é feita pelo método duplo-cego, depois da avaliação do Comité Editorial e submissão a arbitragem, a qual determinará a aceitação ou não do artigo. O tempo médio de resposta é de dois meses e os árbitros são seleccionados tendo em conta a sua experiência na área de estudo. A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra pelo processamento e envio de artigos.

 

Revisão do plágio e da falsificação

Na Revista não apoiamos plágio e falsificação de informações. Nesse sentido, recomendamos aos nossos árbitros que verifiquem as informações através da verificação dos mecanismos de busca de informações que podem vir de plágio ou falsificação de informações. Os autores que usam informações sem citar a fonte são informados e seu documento é rejeitado.

 

Reclamações e resolução de conflitos

Quando uma reclamação é recebida sobre qualquer um dos artigos, ela é revisada e o direito de resposta é dado àquele que envia a reclamação, para esse processo, há uma secção: nota ao editor, na qual são publicados os esclarecimentos sobre artigos publicados.
A resolução de questões como o caso de avaliações muito diferentes é resolvida com a obtenção de uma terceira avaliação, em qualquer caso, o comitê editorial decide sobre as avaliações baseadas na expertise em cada área do conhecimento. Qualquer outro conflito será resolvido por decisão do comitê editorial.

 

Conflito de interesses

Na Revista estamos atentos aos conflitos de interesses que possam surgir, razão pela qual, os autores são encorajados a esclarecer em qualquer caso a afinidade ou problema que possa existir com qualquer um dos membros do comitê editorial ou científico para evitar que a dita questão influencie na publicação dos resultados.

 

Declaração ética sobre publicação e boas práticas

A equipa editorial da Revista está comprometida com a comunidade científica para garantir a ética e a qualidade dos artigos publicados. A publicação toma como referência o código de conduta e boas práticas que o Comitê de Ética em Publicações (COPE) define para editores de Revistas Científicas.